Documentos
Acrílico sobre tela (1996).
Assinado no verso.
Obra vendida com moldura.
Valor mínimo: 2 950,00
Dimensões
Altura: 148 cm / 58.27 inches
Largura: 180 cm / 70.87 inches
Profundidade: 3 cm / 1.18 inches
Proveniência
Processo 1536/18.2T8VNG Cordeiros Galeria S.A.
Estado de Conservação
Excelente.
Biografia do Artista
Manuel Casimiro (n. 1941, Porto) é um dos artistas portugueses com maior atividade encontrando-se a sua obra admiravelmente documentada em livros e publicações de grande requinte gráfico onde são reunidos textos de alguns dos mais reputados historiadores e críticos de arte, ensaístas e filósofos.
Nomes como Eduardo Lourenço, José-Augusto França, Lyotard, Butor, Agustina Bessa-Luís, entre muitos outros escritores de nomeada, refletiram sobre a sua obra plástica, o que comprova o interesse que ela suscita no espaço da reflexão contemporânea.
A carreira deste artista que, durante muitos anos viveu em França, está alicerçada num vastíssimo conjunto de exposições em Portugal e noutros países. Alguns museus de maior renome, designadamente em Portugal, têm acolhido exposições de Manuel Casimiro. São ocasiões em que o artista desenvolve umas formas de diálogo com a história da arte e com o espaço ritualizado do museu, numa perspetiva de crítica e de confronto. Este fator é particularmente valorizado pela estética pós-moderna, que valoriza as apropriações discursivas e na qual a prática de Casimiro se inscreve.
Este artista com uma atividade multifacetada, pintor, escultor, fotógrafo, designer, cultiva em todos os domínios em que tem trabalhado, uma atitude interpeladora da história da arte, quase sempre carregada de ironia. Ao longo da sua obra, uma forma elementar e ovoide desempenha um papel preponderante. Signo, marca primordial, interrogação e assinatura, o ovoide é um constante elemento de diálogo no insistente processo de interpretação cultural das imagens.
Num livro recente, que veio enriquecer a considerável bibliografia sobre o artista e contribuir para a contextualização da sua obra, Manuel Casimiro afirma: «A leitura de obras como esta não deverá fazer-se a partir duma metodologia do abstrato, mas pela obra em si, na medida em que há uma lógica ou ilógica, uma organização ou desorganização, uma ironia até, e onde, por vezes, as cores e os números são significantes em si mesmos.»
Lote Número
39
Referência
81300
Processo
ART211
Id do leilão
15141
Id do lote
81300
"Ritonnelo" · Manuel Casimiro
Localização
PORTO
Rua Dom João IV n.º 340, PORTO, 4000-298, Portugal
Métodos de pagamento
Informação do vendedor
3
1
0